Conecte-se Conosco

Cidades

Marca Zanir Furtado lança campanha de plantio de árvores

A marca Zanir Furtado firma compromisso ambiental em projeto de preservação com plantio de árvores nativas pantaneiras

It News MS

Publicado

 em

Fotos: Nelson Frantz

Os holofotes estavam voltados para a cidade de Rio Negro (MS) no último sábado, 24, por conta do lançamento da campanha que os empresários Zanir Furtado e Claudomiro Almeida, leia-se Zanir Furtado. Eles atuam no ramo de bolsas de alto padrão. A campanha recebeu o nome “Compre uma Zanir Furtado e plante uma árvore no Pantanal”.

Em um ato simbólico de plantio de mudas de espécies nativas pantaneiras, a empresa agora carimba o selo de sustentabilidade socioambiental na indústria de bolsas sul-mato-grossense. Na ocasião, parceiros do projeto ‘semearam’ oxigênio e preservação ambiental para o futuro nas margens do rio que deu nome àquela cidade situada no Centro Norte do Estado.

 A marca de bolsas Zanir Furtado, com forte propósito socioambiental, nasceu com a meta de valorizar os recursos naturais de Mato Grosso do Sul, estimulando o beneficiamento do couro pantaneiro, até então inexistente no estado. Agora, eles se propõem a contribuir com a preservação do Patrimônio Natural Mundial – o Pantatal, título recebido em 2008 da Unesco, plantando mudas de espécies nativas cultivadas pelo Viveiro Municipal de São Gabriel do Oeste, município que faz divisa com Rio Negro.

A partir do mês de abril de 2021, qualquer pessoa que comprar um produto da marca Zanir Furtado, vai  contribuir com a preservação do Pantanal e com o plantio de árvores nativas.

A ideia da empresária é que esse projeto ganhe projeção nacional e internacional, e que as pessoas que sejam impactadas pela ideia, possam reproduzir essa ação plantando muitas árvores ao redor do mundo.

Colaborador da Natureza

A proposta é que o cliente Zanir Furtado se torne um Colaborador da Natureza, com Selo de Contribuição e garantia do plantio da árvore no Pantanal, região com a maior área úmida continental do planeta e certificada mundialmente como Reserva da Biosfera. Além disso, as bolsas e sapatos da grife sul-mato-grossense terão a Certificação de Couro Orgânico. Atualmente adquirido no Rio Grande do Sul (RS), mas que nos próximos meses passarão a ser 100% pantaneiro com o beneficiamento do couro regional pelo Curtume Induspan, em Campo Grande MS.

As mudas serão de árvores típicas como Ipê, Jatobá, Bocaiúva, Cumaru, Abiu, Goiaba Vermelha, Ingá Doce, Tarumã, Guavira, Bacupari, Jenipapo, Marmelo entre outras espécies nativas.

“É uma campanha vitalícia. Enquanto a marca existir manteremos esse compromisso. Quem não quiser comprar uma bolsa, poderá adquirir uma árvore por meio do nosso site, que plantaremos no Pantanal. Temos a obrigação de ser gratos pelo planeta que nos acolhe, que é a nossa casa. Estamos criando um movimento de respeito, amor à natureza e ao Pantanal para deixar um legado para as futuras gerações”, garante Zanir Furtado.

As coleções da empresa são inspiradas nas belezas do Pantanal, na fauna, flora, animais, águas e no céu que se tinge de cores em todas as estações.

Parceiros apoiadores da Campanha

Com o projeto, a empresária conquistou parceiros que valorizam o Pantanal e reconhecem a importância para o equilíbrio ambiental do planeta.

O lançamento e plantio das primeiras 60 mudas de espécies nativas pantaneiras nas margens do Rio Negro, no Balneário da Neide, reuniu autoridades e amigos que acreditam que é preciso disseminar valores preservacionistas, devolvendo recursos para a natureza, começando com pequenas ações.

Participaram do plantio de mudas de árvores pantaneiras os representantes da Prefeitura de Rio Negro MS, o secretário municipal de Administração, João Batista de Souza, representante do prefeito Cleidimar da Silva Camargo; o secretário municipal de Planejamento e Turismo, Juscelino Messias; o secretário municipal de Produção e Meio Ambiente, Sabino Neri; a Secretária de Assistência Social, Aldeci Oliveira Gama; os vereadores rio-negrenses: Pr. Ismael, Nair Oliveira e Fabrícia Floriano; o sargento PM Marceliano e uma equipe de policiais militares e o comandante do 3º Grupamento de Polícia Militar Ambiental (GPMA), subtenente Ataíde Aparecido Pereira da Silva com sua equipe de guardiões ambientais.

O projeto tem o apoio da Semagro – Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar e do Governo do Estado.

Interessados podem acessar o site www.zanifurtado.com.br ou através do Instagram @ZanirFurtado para saber mais informações.

Clique para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Enquete

Facebook

Publicidade