Conecte-se Conosco

Bonito

Iniciativa de MS é finalista no Prêmio de Turismo Responsável da WTM Latin America

Brasil Food Safaris disputa a categoria “Melhor Atração do Patrimônio Cultural”

It News MS

Publicado

 em

Poliana Thomé e o chef Paulo Machado são os idealizadores do Brasil Food Safaris, finalista da premiação internacional. (Reprodução)

O Brasil é destaque em mais uma premiação internacional. Duas iniciativas do país estão entre as finalistas da primeira edição do Prêmio de Turismo Responsável da WTM Latin America. A honraria busca homenagear soluções eficazes para questões urgentes na América Latina, como inclusão social e preservação da biodiversidade e do patrimônio cultural.

Ao todo, 53 projetos se inscreveram e apenas 13 se classificaram para a final. O Brasil disputa o pódio com projetos do Chile, Venezuela, Peru, México, entre outros países. O resultado será anunciado no dia 29 de abril, às 14h00, na plataforma WTM Global Hub.

A iniciativa de Mato Grosso do Sul, Brasil Food Safaris, é uma das finalistas na categoria “Melhor atração do patrimônio cultural”, que busca exemplos comprovados de um recurso cultural, histórico ou natural que esteja sendo protegido no centro de uma experiência de turismo.

O projeto realiza viagens para destinos com relevância cultural com foco na gastronomia local e fazem dos ingredientes e das técnicas de cozinha os principais atrativos. As expedições incluem aulas práticas com cozinheiros locais, visita a mercados para reconhecimento e compra de ingredientes, visita a atrativos turísticos, passeios pela natureza e pelo ambiente da população e refeições em restaurantes de chefs renomados.

Os criadores Polianna Thomé e Paulo Machado declaram muita satisfação pelo reconhecimento internacional da WTM e destacam a importância do Brasil Food Safaris para a valorização da cultura local. “A nossa história inspira, pois damos voz ao trabalho das comunidades locais, valorizamos o olhar e o conhecimento das cozinheiras tradicionais e, dessa forma, fortalecermos a preservação de ecossistemas e os caminhos para a sustentabilidade”, explicam.

O Complexo Turístico Itaipu, importante atrativo do Paraná, também é um finalista do prêmio e concorre na categoria “Melhor destino para o turismo responsável”, voltada aos destinos que usam o turismo para promover o desenvolvimento local sustentável.

Segundo a WTM, a pandemia de Covid-19 tornou o tema “Turismo Responsável” ainda mais relevante dentro da indústria do turismo. “Precisamos que a nossa indústria esteja cada vez mais alinhada às iniciativas que valorizam ações responsáveis, que se preocupam com as gerações futuras e com a subsistência da nossa cadeia. E nós, como evento provedor de conteúdo e disseminador de boas práticas apoiamos, incentivamos e reconhecemos esses feitos”, declarou a gerente de marketing da WTM Latin America, Thaís Del Ben.

WTM 

A WTM Latin America está prevista para ser realizada em agosto de 2021, em São Paulo, e deverá seguir um formato híbrido, com atrações virtuais para atingir os interessados que não poderão participar presencialmente. O evento terá uma programação dedicada ao Turismo Responsável, com a realização de painéis, palestras e apresentação de cases de sucesso pelo mundo.

Outros prêmios 

Em fevereiro deste ano, três iniciativas brasileiras foram escolhidas entre os 30 melhores projetos do Desafio da Hospitalidade (Hospitality Challenge) da Organização Mundial do Turismo (OMT), em parceria com a Sommet Education. O desafio busca identificar e incentivar ideias capazes de apoiar a recuperação do turismo.

No mesmo mês, a startup Sisterwave, plataforma online de Brasília (DF) que conecta mulheres viajantes e moradoras dos destinos visitados foi vencedora na categoria de equidade de gênero na 3ª Competição Global de Startups da Organização Mundial do Turismo (OMT), a copa do mundo do setor.

Conheça os finalistas do Prêmio de Turismo Responsável WTM Latin America:

  • Brasil Food Safaris (Brasil)
  • Complexo Turístico Itaipu (Brasil)
  • Awake Travel (Colômbia)
  • Awamaki (Peru)
  • Corredor Turístico Pájaros Pintados (Uruguai)
  • Expediciones Sierra Norte, Pueblos Mancomunados (México)
  • Fundación Teatro del Lago (Chile)
  • Instituto Costarricense de Turismo (Costa Rica)
  • La Mano del Mono (México)
  • Puntacana Resort & Club (República Dominicana)
  • Reserva Biológica Huilo Huilo (Chile)
  • Sitios WAO (Venezuela)
  • Travolution (Chile)
  • WorldVentures Foundation (EUA – com projetos na Nicarágua)
Clique para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Enquete

Facebook

Publicidade