Conecte-se Conosco

Corumbá

Em parceria com Senar, Prefeitura vai promover cursos de piscicultura para agricultura familiar

Inicialmente, duas as capacitações estão previstas para os períodos de 03 a 05 de maio e 31 de maio até 02 de junho

It News MS

Publicado

 em

Foto: Renê Marcio Carneiro/PMC

Parceria da Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, com o Sindicato Rural e Senar/MS, vai promover cursos de piscicultura para os produtores da agricultura familiar. Inicialmente, duas as capacitações estão previstas para os períodos de 03 a 05 de maio e 31 de maio até 02 de junho.

O curso ‘Piscicultura: implantação e manejo básico’ tem como objetivo desenvolver noções básicas para implantação e manejo de piscicultura, trazendo melhoria na qualidade da produção.

Serão abordadas medidas de segurança no trabalho; novas exigências profissionais e mercado de trabalho; considerações sobre piscicultura; implantação da piscicultura; manejo do viveiro; manejo básico da água; biologia e anatomia dos peixes; sistemas de cultivo e manejo dos peixes.

“Estes dois cursos, que vão ser feitos pelo Senar, serão para os produtores da agricultura familiar conheceram a piscicultura. Após estes cursos teremos o programa ‘Negócio Certo Rural’. Passando essa fase, do ‘Negócio Certo Rural’, teremos uma assistência técnica na piscicultura para o pequeno produtor na sequência. Esse produtor ficará durante três anos com assistência técnica gratuita, sem custo nenhum para o produtor”, explicou o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Luciano Leite.

Proposta apresentada em fevereiro 

Na segunda metade de fevereiro deste ano, a Prefeitura de Corumbá se reuniu com 40 produtores rurais dos assentamentos Tamarineiro 1, Tamarineiro 2 Norte e Sul, Taquaral e Paiolzinho.

Durante o encontro, o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Cássio Augusto da Costa Marques, apresentou a proposta relacionada ao desenvolvimento da piscicultura nos assentamentos rurais de Corumbá.

“Seguindo a orientação do prefeito Marcelo Iunes, nós estamos aqui com o nosso parceiro, o Senar, para apresentar uma nova modalidade de trabalho, que acreditamos que também será de grande sucesso, como os dois programas que já temos funcionando no município, o de leite e o de hortifrúti”, disse Cássio que agradeceu ao Sindicato Rural pela parceria de sempre, pois “graças a ele temos a possibilidade de dar esse curso de graça para os assentados”.

O supervisor técnico do Senar/MS, Pedro Bigaton, apresentou o programa de capacitação e atendimento por cadeia produtiva, que neste caso será a piscicultura.

O Senar fornece cursos para os produtores que vão aprender desde gestão de negócio, manejo e uma assistência técnica gerenciada onde uma vez por mês o produtor terá uma visita de um técnico que fará um acompanhamento de como está se desenvolvendo a sua criação de peixes.

Clique para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Enquete

Facebook

Publicidade