Conecte-se Conosco

Campo Grande

Doses sobressalentes imunizaram cerca de 3 mil pessoas

A preferência é para pessoas com mais de 60 anos ou àquelas que possuam comorbidades

It News MS

Publicado

 em

Vinicius Bracht

Mais de 3 mil campo-grandenses se imunizaram contra a Covid-19 graças as doses sobressalentes das vacinas.

Essas doses são conhecidas como “xepas” e são aplicadas em todos os pontos onde está acontecendo a vacinação, como o drive-thru do Ayrton Senna, Guanandizão, Albano Franco, além das unidades básicas de saúde.

Essa medida foi adotada pela prefeitura com a finalidade de evitar desperdício de doses. Por exemplo, cada frasco da Coronavac contém dez dozes, que precisam ser aplicadas depois que o recepiente é aberto.

A Sesau (Secretaria de Saúde) explicou que o atendimento é preferencial para aqueles que tem mais de 60 anos ou apresente comorbidades. Porém, qualquer pessoa com mais de 18 anos pode tentar.

Mas não é tão simples assim para conseguir não. É necessário fazer um cadastro nas unidades de saúde. A convocação acontece por meio de ligação de um dos 54 postos que estão realizando a vacinação.

As UBS’s estão fazendo lista nominal, com telefone da população de idosos com mais de 60 anos, pessoas acamadas, trabalhadores da saúde e pessoas de outros grupos prioritários que não tenham recebido doses de vacina, e que residam próximos das unidades de saúde.

“Caso haja sobra de doses em um frasco aberto, essas pessoas relacionadas serão convocadas por meio de ligação para receber a dose e evitar a perda por vencimento”, descreve a recomendação.

No drive-thru do Ayrton Senna, Gunandizão, Albano Franco e demais pontos são distribuídas senhas no início da manhã. Ao fim do dia, se sobrarem doses, os funcionários chamam as pessoas que aguardaram o atendimento no local.

A procura dos “caçadores de vacinas” varia diariamente. De acordo com a Sesau, não é possível quantificar o público que procura as xepas diariamente. “Tem gente que chega, fica um pouco e vai embora”, informou a Sesau.

Clique para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Enquete

Facebook

Publicidade