Conecte-se Conosco

Brasil

Brasil ultrapassa EUA em número de mortes em 24h

O maior número foi há uma semana, quando houve 1.840 óbitos por causa do coronavírus

It News MS

Publicado

 em

Foto: Victor Hugo Junior

O Brasil registrou 1.954 mortes pela covid-19 nas últimas 24 horas, recorde para um só dia, segundo dados reunidos pelo consórcio da imprensa. O maior número foi há uma semana, quando houve 1.840 óbitos por causa do coronavírus. Com isso, o Brasil teve o maior balanço diário do mundo, ultrapassando os Estados Unidos. Em São Paulo, prefeituras de oito municípios reportam ao menos 26 óbitos na fila de espera por leito e dificuldades para transferências no Estado.

No total, o Brasil soma 268.568 vítimas. A alta ocorre ao mesmo tempo em que Estados colocam em prática medidas mais restritivas para controlar o vírus. Pressionado para acelerar a campanha de imunização, o governo federal tenta acelerar as negociações com farmacêuticas, como a Pfizer. O presidente Jair Bolsonaro, porém, ainda se opões às políticas de isolamento criticou os gestores estaduais e, na semana passada, chegou falar que o País parar com “frescura e mimimi”.

O recorde foi impulsionado pela piora no Sul e Sudeste. São Paulo registrou 517 mortes, número mais alto desde o começo da pandemia. O Rio Grande do Sul foi o segundo com mais vítimas (275). Goiás foi o único Estado que não divulgou dados.

Especialistas apontam que somente o aumento das medidas restritivas podem evitar o colapso do sistema de saúde – alguns recomendam lockdown nacional. Conforme a Fiocruz, 25 das 27 capitais do País tinham as UTIs com 80% ou mais de lotação ontem. As exceções são Belém e Maceió (leia mais nesta pág.) Pela primeira vez, o agravamento da pandemia se dá de forma simultânea em todo o País.

Segundo levantamento do jornal The Washington Post, os Estados Unidos tiveram 1.853 novas mortes em 24 horas. Com o avanço da campanha de imunização, os americanos têm visto redução das hospitalizações nas últimas semanas.

Fonte: Agência Estado

Clique para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Enquete

Facebook

Publicidade