Conecte-se Conosco

Saúde e Bem Estar

“Atenção Farmacêutica” – uma novidade para 2022 no Espaço VIDARTE

Conheça e esclareça suas dúvidas sobre Atenção Farmacêutica

It News MS

Publicado

 em

Foto: Divulgação

Um dos principais compromissos do profissional farmacêutico é que ele ajude o paciente a obter o máximo benefício de seu medicamento com o menor desconforto possível, e assim, melhorar sua qualidade de vida.

É um fato que o campo de atuação desse profissional é muito vasto e aqui vamos tratar apenas dos farmacêuticos das farmácias que frequentamos rotineiramente para adquirir nosso tratamento.

Você sabe o que é Cuidado ou Atenção Farmacêutica?

A Atenção Farmacêutica tem como objetivo prestar cuidados ao paciente, monitorando os resultados do tratamento farmacológico, a fim de que esse paciente tenha uma melhor qualidade de vida.

Durante a entrega do medicamento o farmacêutico está disponível para tirar dúvidas dos pacientes, para complementar as informações dos prescritores (geralmente médicos ou dentistas), para orientar a melhor maneira de conservar sua medicação, etc.

E porque às vezes tomamos um medicamento e não obtemos o resultado esperado?

A isso chamamos de resultados negativos associados à medicação. Esses resultados negativos estão associados a dois fatores principalmente: problemas com a efetividade do medicamento (quando ele não alcança os resultados desejados para a doença que foi prescrito) ou por problemas de segurança (quando se obtém resultados não desejados e que interferem de forma negativa na saúde do paciente).

Algumas pesquisas nos mostram que mais de 70% desses resultados negativos associados às medicações que tomamos pode ser evitado.
Então, como posso aproveitar ao máximo os benefícios da medicação que preciso tomar e não ter os tão temidos efeitos colaterais que lemos nas bulas dos medicamentos?

O profissional mais indicado a ajudar você com sua medicação é seu farmacêutico, ele é capacitado para orientar em como podemos ser beneficiados pela ciência dos medicamentos, de modo que possamos ser curados ou que a doença possa ser controlada e assim se ter mais qualidade de vida.

Podemos dizer que para que um medicamento seja seguro e eficaz ele precisa ser bem desenvolvido pela indústria farmacêutica, bem fabricado, bem conservado, entregue ao paciente com todas as informações de como utilizá-lo, ser ingerido de forma adequada de acordo com as orientações dadas pelo farmacêutico no ato de sua entrega, e também ser avaliado seus benefícios pelo profissional que prescreveu o medicamento.

O farmacêutico presta um serviço no qual ele pode ajudar o prescritor a avaliar se o medicamento está trazendo benefícios ao paciente e principalmente garantir que se está utilizando de forma correta. Isso por si só reduz enormemente aqueles efeitos indesejados que comentamos acima.

Agora então sabemos o que é uma Atenção Farmacêutica: é a participação ativa do farmacêutico para auxiliar o paciente, dispensando (entregando) e monitorando um tratamento terapêutico, cooperando assim com o médico ou outros profissionais da saúde para obter resultados que melhorem a sua qualidade de vida.

Após compreendermos essa função tão importante do farmacêutico (que está na farmácia), temos a oportunidade de buscar sua ajuda para sermos beneficiados pelos tratamentos que estamos fazendo e principalmente diminuir ou evitar os efeitos negativos que toda medicação, infelizmente apresenta, inclusive os fitoterápicos.

Construir com esse profissional uma relação de confiança de tal forma que possamos contar com ele para apoiar em momentos de dúvidas quanto nossas condutas que influenciam enormemente na nossa saúde.

A farmácia ou um consultório farmacêutico, pode se tornar um porto seguro em meio de tantas incertezas que temos vivido nos últimos tempos. Principalmente em época de pandemia que nos vemos obrigados a resolver sozinhos surgimentos de novos sintomas, já que infelizmente não temos a oportunidade de conversar com nosso médico.

O farmacêutico pode te ajudar a compreender melhor suas doenças e sintomas, pode auxiliar e incentivar que você faça pequenas mudanças no seu estilo de vida pode ainda te ajudar a entender qual seria o melhor profissional de saúde que te orientaria em suas dificuldades.

Da próxima vez que for a uma farmácia, procure falar com o farmacêutico, se informar sobre o medicamento que vai comprar, como e quando a melhor hora de tomar.

Não tome medicamentos com dúvidas, pois assim vocês correm o risco de não usar a terapia recomendada em sua totalidade.

Como já foi dito em outra matéria desta coluna, o balconista de drogaria ou farmácia de manipulação, não é farmacêutico. Ele está ali para atender você. Importante destacar que o profissional devidamente habilitado para esclarecer suas dúvidas é o Farmacêutico.

E aí, o que você me diz, as informações acima lhe trouxeram novidades?

Venha conhecer o que o Espaço VIDARTE tem para lhe oferecer. Aqui você conta uma equipe multiprofissional, os quais buscam (através da arte e da ciência) alternativas para lhes proporcionar um atendimento único e personalizado. No Espaço VIDARTE você poderá contar, em breve, com o atendimento da Farmacêutica Fabianna Marangoni Iglecias.

Venha nos visitar e tomar um cafezinho, um chá ou suco gelado conosco. Aproveitem as promoções da Black Week Espaço VIDARTE (22 a 26/Nov). Sigam nossas redes sociais!

Clique para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Enquete

Facebook

Publicidade