Conecte-se Conosco

Saúde e Bem Estar

A Autoestima como fator de saúde emocional e como o Espaço VIDARTE pode auxiliar restabelecendo a saúde

Manter a confiança em alta faz bem para a saúde em geral

It News MS

Publicado

 em

Fotos: Ilustrações

Por definição, autoestima é a qualidade de quem se valoriza e se sente satisfeito com o seu modo de ser, demonstrando confiança em seus atos e julgamentos.

Nas questões de saúde, quando ela está em alta, influencia na busca de um estilo de vida mais saudável, ajudando a preservar a saúde física e mental. Ao contrário, quando se apresenta em baixa, ajuda a desencadear uma série de doenças, principalmente as de cunho emocional.

Invariavelmente, nas doenças, encontram-se relações entre o que se vivencia no campo emocional e a evolução da enfermidade. Para a promoção da saúde não basta ministrar medicamentos ou ensinar novos conhecimentos e padrões comportamentais. Na verdade, é preciso atuar nas necessidades e emoções, isto é, na base afetiva do comportamento.

Entender a dinâmica que leva as pessoas ao adoecimento psicológico é uma busca constante pela ciência. Ser psicólogo é um grande desafio em meio ao imediatismo em que vivemos. O nível de estresse aumentado, crises de agorafobia, pânico, depressão entre outros incômodos e transtornos que pode se apresentar.

A terapia tem como objetivo amenizar o sofrimento psicológico e levar o paciente a elaborar e lidar melhor com os conflitos internos entre outras situações que fazem parte de suas vivencias e contribui para a manutenção da saúde psicossocial.

A autoestima envolve sentimentos de amor, valor e pertencimento, os sentimentos constantes de rejeição, fracasso, críticas e se sentir indesejado destroem nossa autoestima.

Não nascemos com a estima alta ou baixa, ela é construída e fortalecida pelos vínculos sociais. Todos nós temos a necessidade de ser amados, elogiados, desejados e apreciados, grupos saudáveis proporcionam equilíbrio na construção de uma boa autoestima.

Os grupos de nossa convivência no processo de desenvolvimento como: familiar, acadêmico, de amigos, trabalho e espiritual (igreja), contribuem a construção de uma boa estima e fortalece o amor-próprio, auto-aceitação denotando o respeitar a seus limites, autoconfiança para alcançar seus objetivos.

As pessoas com boa autoestima têm um bom autoconceito sobre si e os outros, positividade e esperança em relação ao futuro, praticam gratidão à vida e as pessoas, possuem capacidade de enfrentar situações adversas e ser fortalecido, senso de humor, respeitar e compreender o ponto de vista do outro e saber dizer não.

Os vínculos fortalecidos através dos grupos imprimem memórias, emoções, sensações corporais que formam padrões de pensamentos, emoções e comportamentos que de acordo com as situações vivenciadas pelo individuo podem favorecer padrões de funcionamento positivos ou mais negativos. Os padrões de funcionamento muito negativo podem favorecer a baixo estima e o adoecimento psicológico.

Como terapeuta entender a visão que o paciente tem em relação a si e sua importância no mundo denota os recursos adquiridos na construção de sua estima e as formas de enfrentamento nas situações do dia a dia.

O tratamento psicoterápico com a reestruturação e a flexibilidade cognitiva leva o individuo a conseguir entender esses padrões desadaptativos (negativos) e poder trabalhar essas impressões adquiridas no processo de seu desenvolvimento e de suas vivencias, assim com o autoconhecimento para poder adquirir uma boa autoestima e promover a saúde psicológica.

No Espaço VIDARTE o tratamento com psicólogas, nutricionista, fisioterapeuta, terapeuta floral entre outros profissionais contribui para as mudanças que favoreçam a prevenção e ao restabelecimento físico e mental. O Espaço VIDARTE busca alternativas, através da arte e da ciência, com uma equipe multiprofissional especializada em atender bem, para proporcionar a prevenção e reabilitação psicossocial.

Encerrando, convido-o a se cuidar investindo no seu bem mais valioso, sua vida!

E aí, o que você me diz? Será que está na hora de se valorizar um pouquinho mais? Venha conhecer o que o Espaço VIDARTE tem para lhe oferecer.

Venha tomar um cafezinho, um chá ou um suco gelado conosco. Siga nossas redes sociais!

Clique para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Enquete

Facebook

Publicidade